Como Cuidar de Jóias de Prata Esterlina

É difícil não ficar louco por jóias de prata esterlina . Entre o brilho, o brilho e a versatilidade, é fácil ver por que a prata é um dos materiais mais populares para jóias.

Ainda assim, muitos de nós estamos negligenciando todas as belas peças de prata em nossas caixas de jóias por uma razão simples e irritante: manchar. Quando o oxigênio ou o enxofre entram em contato com a prata, eles aderem quimicamente à sua superfície e fazem com que a prata pareça suja ou descolorida. Quem quer isso?

Felizmente, cuidar da prata e reduzir manchas é tão simples quanto lavar a louça. Tudo que você precisa é se armar com alguns fatos sobre o metal e algumas dicas e truques para cuidar e limpar. Com este guia definitivo, você estará pronto para começar a usar sua prata fabulosa novamente com todo o seu brilho!

Algumas coisas sobre prata

Conhecer alguns termos do setor ajudará você a entender os atributos físicos de suas jóias e como cuidar delas. A pureza do metal, por exemplo, determina o quão maleável é a prata e a rapidez com que ela se manchará: a prata .950 dobrará mais facilmente e se manchará mais rapidamente do que a prata .925 devido à sua maior pureza, portanto, deve-se ter cuidado extra. costumava cuidar de jóias de prata .950.

“Oxidado” é outro termo usado para descrever a prata. Em alguns trabalhos, os ourives permitem intencionalmente que partes das jóias se escurecem e oxidem, geralmente pequenos detalhes, para que elas se destaquem mais. Esse detalhamento pode ser perdido, porém, com limpeza e polimento excessivos. Portanto, certifique-se de identificar quaisquer pulseiras , brincos, anéis ou colares de prata oxidados propositadamente e reserve-os para limpeza separada.

Cuidados preventivos

Desgaste: Você pode evitar manchar usando suas jóias com freqüência. Os óleos da sua pele “limparão” a prata e a manterão brilhante.

Evitar a exposição: o contato com produtos químicos domésticos, suor, borracha, água clorada ou qualquer substância que contenha enxofre (por exemplo, maionese, ovos, mostarda, cebola, látex, lã) causará corrosão e manchas – por isso é uma boa idéia remover jóias de prata ao fazer tarefas domésticas. A luz solar direta também faz com que a prata se manche, por isso, tire suas jóias de prata antes de nadar e tomar sol.

Loções, cosméticos, spray para o cabelo, produtos para o cabelo e perfumes também são “inimigos” da prata e aceleram a mancha. Há uma razão pela qual gerações de mulheres estão se vestindo com joias por último, como um toque final!

Armazenamento: Como a exposição ao ar o mancha, armazenar prata em sacos plásticos herméticos com tiras anti-mancha é uma ótima medida preventiva. Certifique-se de não armazenar várias peças de joalheria na mesma bolsa: a prata é um metal macio, para que as peças individuais possam se arranhar.

As pulseiras de elos ou correntes devem ser mantidas abertas ou desengoladas para evitar arranhões. Se você não puder usar sacolas plásticas, tente garantir que a área de armazenamento tenha baixa umidade. Você também pode colocar um pedaço de giz, um pacote de carvão ativado ou um recipiente de sílica gel na área de armazenamento para minimizar manchas.

Polimento

O polimento simples da prata funciona bem quando a mancha não é muito severa. Também é o melhor método para limpar a prata oxidada, pois você pode ficar longe das áreas intencionalmente manchadas.

A prata é macia e pode arranhar facilmente. Você pode usar um pano prateado especial para polir seus itens, mas uma flanela sem fiapos, microfibra ou outro pano macio e não abrasivo também o fará. Não use toalhas ou lenços de papel para polir suas jóias, pois elas contêm fibras que podem arranhar a prata.

Ao polir, use movimentos longos de vaivém que espelham o grão da prata. Não esfregue em círculos, pois isso aumentará pequenos arranhões. Além disso, mude para uma seção diferente do seu pano com frequência para evitar que a mancha fique de volta na prata. Você pode usar um cotonete para entrar em áreas pequenas e detalhadas.

Cuidado com os itens banhados a prata, pois o polimento excessivo pode remover o revestimento (dependendo da espessura) e deixar as peças piores do que quando começaram.

Cuidado profissional

Se suas peças estiverem muito manchadas e você não tiver tempo para limpá-las, leve-as a um limpador profissional de prata. Peças muito antigas, frágeis ou valiosas também devem ser limpas por um profissional.

E os limpadores de prata comerciais?

Os polimentos e molhos de prata comerciais são fáceis de encontrar e usar, mas têm várias desvantagens sérias. Por um lado, os vapores do polidor de prata podem causar danos e até ser fatais se inalados em uma sala sem ventilação. Os poderosos solventes dos limpadores de prata comerciais também podem exigir a eliminação especial de resíduos perigosos para evitar a contaminação das águas subterrâneas ou causar outros danos ambientais.

Como se essas preocupações com a saúde e o meio ambiente não fossem suficientes, os limpadores de prata comerciais também podem danificar sua prata, removendo o revestimento anti-mancha e a valiosa pátina. Embora os produtos de limpeza possam dar um brilho temporário, as peças ficam mais manchadas mais rapidamente e precisam ser limpas com mais frequência depois que você quebrar a superfície.

Limpador de prata caseiro

Nos casos em que o pano de polir não é suficiente para remover manchas, você pode fazer seu próprio limpador de prata econômico e ecológico usando ingredientes da sua cozinha.

Note-se, no entanto, que os limpadores de prata não são para todos os tipos de jóias de prata. Por exemplo, você nunca deve mergulhar jóias adornadas com pérolas ou pedras opacas (por exemplo, turquesa, opala, cornalina, ônix), pois isso pode danificar seriamente essas pedras mais macias. (Dê estas peças muito breve lavagem se eles se tornam muito sujo.)

Mesmo para jóias com pedras preciosas claras (por exemplo, topázio azul, ametista, granada), tome cuidado especial ao usar um limpador de prata: os produtos químicos podem se alojar nas configurações de pedras preciosas ou soltar qualquer cola. E lembre-se, não use produtos de limpeza de prata em suas jóias oxidadas – use o pano de polir.

Depois de usar qualquer limpador, certifique-se de enxaguar bem a prata com água corrente ou um pano limpo e úmido. Isso é especialmente importante para itens detalhados ou gravados, pois o polonês pode grudar em pequenas fendas e endurecer. Depois, seque as peças com um pano de microfibra para evitar a formação de manchas de água branca.

Água e sabão: água morna e sabão neutro para lavar louça, sem amônia e fosfato devem ser sua primeira linha de defesa se o pano de polir falhar na remoção de manchas. Sabão e água também devem ser usados ​​para limpar suas peças antes de usar qualquer um dos métodos listados abaixo.

Bicarbonato de sódio e água: você já deve ter ouvido falar que uma pasta de dentes que não branquear e que não é gel pode ser um bom substituto para produtos de limpeza comerciais de prata, mas hoje em dia esses cremes dentais básicos são difíceis de encontrar ou distinguir dos cremes dentais que descolorirão sua prata. Em vez disso, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água e use um pano limpo para aplicar uma quantidade do tamanho de uma ervilha na prata e no esmalte. Para itens gravados, estampados ou detalhados, dilua a pasta com mais água e use uma escova de dentes limpa e com cerdas macias para obter as rachaduras e fendas. Execute a peça ou peças de prata em água corrente quente e seque com um pano limpo.

Azeite e suco de limão: Misture 1/2 xícara de suco de limão com 1 colher de chá. azeite em uma tigela grande o suficiente para reter a solução de limpeza e um pequeno pano de microfibra. Mergulhe o pano na solução e torça para que não escorra, depois polir a prata, enxaguar e secar.

Vinagre branco e bicarbonato de sódio: use este limpador suave para remover manchas pesadas que impedem que você pola sua prata. Mergulhe o pedaço manchado em uma solução de 1/2 xícara de vinagre branco e 2 colheres de sopa. bicarbonato de sódio (esteja preparado para o espumante!) por duas a três horas, depois enxágue e seque.

Bicarbonato de sódio, sal, papel alumínio e água fervente: Você pode tirar proveito de uma reação química simples para limpar sua prata: tudo que você precisa é de um pouco de bicarbonato de sódio, sal e papel alumínio. Forre uma assadeira de vidro ou a pia da cozinha com papel alumínio, com o lado opaco voltado para baixo. Coloque as peças de prata em cima da folha de alumínio. Em seguida, despeje água fervente sobre os pedaços até que estejam cobertos e adicione 2 colheres de sopa. cada um de bicarbonato de sódio e sal. Agite a solução para permitir a dissolução do bicarbonato de sódio – você não deseja grânulos arranhando o metal.

A reação faz com que o manchado se transfira para o papel alumínio, e em cerca de 5 a 10 minutos você verá o manchado “magicamente” desaparecer das jóias. (Esteja preparado para o cheiro de ovos podres, no entanto, à medida que a mancha de sulfeto sai da prata.) Usando pinças de salada ou luvas de nitrilo ( não luvas de borracha que contêm enxofre), remova as jóias de prata da água quente ou escorra escorredor de macarrão. Lave as jóias com água, depois seque e lustre com um pano macio. Voila! Sua prata deve estar limpa e pronta para manter sua aparência fabulosa.

Combinação : Se as suas peças tiverem manchas muito teimosas, você pode usar esses tratamentos em sucessão para fazê-las parecer brilhantes novamente.